Celular do interior de SP terá 9º dígito em 25 de agosto, e do RJ, em outubro 31/01/2013
21/03/2016 15:44 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

 

A partir do dia 25 de agosto os telefones celulares com DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (todos no Estado de São Paulo) receberão o nono dígito.

A informação foi publicada nesta quinta-feira (31) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no "Diário Oficial da União".

De acordo com o comunicado, começa no dia 27 de outubro a inclusão do nono dígito também para os celulares das áreas 21, 22 e 24 (no Estado do Rio de Janeiro) e para o DDD 27 e 28 (no Espírito Santo).

A medida, que já foi implementada na capital paulista, para aparelhos móveis com código 11, serve para ampliar a disponibilidade de números em cada área.

Significa que, a partir da mudança, o dígito 9 precisa ser digitado antes dos atuais números do celular.

A mudança na discagem afeta quem faz ligações a partir de fixos ou de móveis, contanto que o número chamado seja celular.

A Anatel informa que, no inicio da implementação do nono dígito, as ligações feitas com registro de apenas oito dígitos ainda serão completadas, a intenção é permitir a adaptação dos usuários.

Gradualmente essas discagens serão interceptadas e o usuário escutará uma mensagem, orientando para a inclusão do nono dígito --até dia 31 de dezembro deste ano, para o interior de SP.

Após esse período de transição --ou seja, a partir de janeiro de 2014, para municípios do interior paulista--, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas, como já ocorre hoje com o DDD 11.

Números móveis de todo país passarão pela mudança, que ocorre gradualmente até dezembro de 2016.

                                       

COMENTÁRIOS