PRESENTÃO DE NATAL PARA A POPULAÇÃO DE BEM: 20 MIL PRESOS NAS RUAS 21/12/2012
21/03/2016 12:33 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Neste final de ano os estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo deverão liberar algo em torno de 20 mil presos em regime semi-aberto em razão do benefício da Saída Temporária de Natal/Ano Novo, conhecida no dialeto carcerário como “saidinha”. O benefício começa às 18 horas de sexta-feira (21) e tem volta prevista apenas para as 18 horas do dia 4 de janeiro.

Em Ourinhos vários presos da Cidade que estão cumprindo suas penas em penitenciárias espalhadas pelo interior paulista deverão passar as festividades de final de ano em nossa cidade. 

A saidinha é aplicada em cinco datas distintas do ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal/Ano-Novo. De acordo com a Lei de Execuções Penais (LEP), durante o período de liberdade provisória, os presos ficam proibidos de frequentar bares, lanchonetes, boates, casas de jogos, entre outros locais considerados de ‘reputação duvidosa’. Devem permanecer no endereço informado e só podem sair às ruas entre as 6 e 19 horas. Viagens, apenas com autorização prévia. Quem for flagrado infringindo alguma das regras perde, instantaneamente, o benefício.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública adianta que em estatísticas anteriores o percentual de presos que não retornaram em dia e horário determinado pela carceragem dos estabelecimentos prisionais foi de, aproximadamente, 10%. Isso significa que dos 20 mil presos a serem liberados, cerca de 2 mil poderão não retornar aos presídios e permanecer nas ruas como procurados da Justiça.

A Polícia Militar vai colocar o efetivo nas ruas a fim de evitar o aumento na criminalidade, uma vez que muitos dos presos aproveitam o momento de liberdade para cometer outros crimes.

Fica então a população de bem de nossa cidade que tomem muito cuidado ao deixar residências sozinhas, principalmente durante as noites de natal e ano novo, pois com certeza o numero de furtos e até roubas devem aumentar consideravelmente neste período.

COMENTÁRIOS