Policia Rodoviária Federal faz a maior apreensão de papagaios que seriam vendidos na Capital 02/10/2012
20/03/2016 23:46 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Policia Rodoviária Federal por volta das 11h00 de terça, abordou um veiculo placa  Santana Francisco Morato-SP, na BR-153 este com dois ocupantes  um Operador de máquinas de 37 anos e um desempregado de 27 anos e no porta malas do veículos 336 filhotes de papagaios.
De acordo com o Inspetor Almeida Junior, durante o procedimento de revista foram encontrados no interior do porta-malas e sobre o assento do banco traseiro várias caixas contendo 336 filhotes de Papagaios. Os suspeitos informaram que vinham da cidade de Ivinhema-Ms e se deslocavam até São Paulo, Capital, onde pretendiam revender as aves por cerca de 50 reais cada uma, mas acrescentaram que, dependendo da ave, elas podem valer até 300 reais.
As aves percorreram mais de 500 km sem receber água e alimentação, quando chegaram na Base Federal todos comovidos acabaram dando água com colher com a intenção de amenizar o sofrimento das mesas, inclusive dos filhotes que nem pena tinham.
Diante da situação foi acionado o veterinário Ricardo e a Policia Ambiental para que tomar as providenciam cabíveis.
Como explicou o Sargento Christoni da Ambiental nos meses de setembro até novembro é comum à realização de apreensões dos filhotes destes animais, haja vista ser este o período de sua procriação.
Portanto os envolvidos foram encaminhados para  3º Distrito Policial  de Ourinhos, onde foram autuados por Crime contra o Meio Ambiente haja vista que tal medida foi possível devido a identificação de que uma das aves tratava-se de um PAPAGAIO-GALEGO que encontra-se na lista de animais em extinção desde 2010. É possível que haja outras aves de espécies na mesma condição, mas a confirmação só será feita depois que o filhote tiver criado penas.
Os animais foram encaminhados a APAS - Associação de Proteção de Animais Silvestres de Assis.

COMENTÁRIOS